CATEGORIA : Meio Ambiente e Agricultura
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participa de formação e 2º encontro do Programa Pró-Mananciais.

12/12/2018 às 16:43:00

Membros do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) de Nova Serrana participaram do II Encontro Pró-Mananciais, realizado em Belo Horizonte nos dias 4, 5 e 6 de dezembro.

O encontro serviu para troca de experiências entre municípios que já aderiram ao programa ha mais tempo e para verificação da viabilidade de aplicação nas bacias do município de Nova Serrana. 

A cidade de Nova Serrana aderiu ao programa tencionando uma alternativa para mitigação e prevenção dos efeitos agravados pela crise hídrica e mudanças climáticas. O objetivo final da adesão ao programa é proteger e revitalizar as bacias hidrográficas do município. 

O Coletivo Local de Meio Ambiente foi formado durante um treinamento realizado na sede da UNA de Nova Serrana, nos dias 21 e 22 de novembro. Diversas instituições e entidades atuantes no município participaram e designaram membros para formação do Colmeia. 

 

Programa Pró-Mananciais

programa Pró-Mananciaisé uma iniciativa da Copasa que, desde 2016, vem realizando ações de proteção e preservação ambiental com o objetivo de recuperar os recursos naturais das bacias hidrográficas utilizadas com a finalidade de abastecimento público.

O programa tem em sua concepção várias ações que visam a sensibilização, mobilização e educação ambiental, além de valorização dos saberes e crenças das comunidades beneficiadas.

Dentre as ações que serão desenvolvidas pelo programa em Nova Serrana, pode-se destacar: