• Dezembro 2018

20/02/2018 às 12:55:00
Destino correto para o Lixo Eletrônico
Secretaria de Meio Ambiente lança campanha para o
descarte correto de eletroeletrônicos em situação de descarte

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Nova Serrana lança a campanha “Lixo Eletrônico: descarte no lugar certo!” para conscientizar e mobilizar a população sobre a correta destinação de materiais eletroeletrônicos.

O objetivo é incentivar as pessoas a criarem o hábito de descartar corretamente objetos como computadores, celulares e eletrodomésticos inutilizados.

Pontos de coleta

Pontos de apoio foram criados para receber o material, que será coletado pela empresa Emile Eletrônicos, com sede em Belo Horizonte, especializada em descarte de resíduo eletrônico.

Os pontos de coleta são:

Casa de Cultura Tia Tonha (Antônio Martins, 190 - Centro)
Escola Dioneta Batista (Mauro Mistura, 150 – Centro)
Clube do Trabalhador (Pacífico Pinto – Santa Luzia)
Escola Maria Rosa (São Paulo, 3.200 – Planalto)
Escola Alice Cândida (Geraldo Pinto do Amaral, 935 – Romeu Duarte)

Coleta Programada

Durante a campanha, a população poderá entregar seu lixo eletrônico em qualquer um dos pontos. Caso a quantidade de material seja acima de 15 itens, o morador ou empresa poderá agendar a coleta sem custos pelo número 3226-9018.

O que pode ser descartado?

Lixo eletrônico é a denominação usada para caracterizar todo tipo de equipamento eletroeletrônico em situação de descarte. Com o aumento contínuo na produção e consumo de eletrônicos, a quantidade desse tipo de lixo torna-se um problema cada vez maior.

O lixo eletrônico não pode ser descartado junto com o lixo comum. A grande quantidade de resíduos tóxicos presentes nesse tipo de material pode contaminar rios e solos, afetando a saúde humana. Além disso, o potencial para reciclagem do lixo eletrônico é bem maior que os demais tipos de lixo.

São considerados lixo eletrônico os seguintes materiais:

Informática
Computador, notebook, impressora, scanner e periféricos (mouse, teclado, cabos, etc.)

Vídeo e som
Televisor, aparelho de som, micro system, etc.

Eletrodoméstico
ventilador, ar-condicionado etc.

Eletroportáteis
Micro-ondas, ferro de passar, sanduicheira, cafeteira, liquidificador, etc.

Telecomunicações
Celular, telefone sem fio e de mesa, PABX, etc.

Dispositivos
Pilhas, baterias, carregadores, etc.

Produção de lixo eletrônico

Mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas por ano em todo o mundo. Somente no Brasil, 97 mil toneladas de computadores, duas mil toneladas de celulares e 17 mil toneladas de impressoras são descartados todos os anos. A grande responsável por essa produção é a demanda constante por novas tecnologias, peças de reposição e equipamentos com ciclo de vida curto.

O descarte inadequado de materiais eletrônicos causa diversos impactos no meio ambiente. As substâncias tóxicas presentes nesses materiais, como mercúrio, chumbo, cádmio, belírio, arsênio, PVC e BRT contaminam solos, colocando em risco a vida humana.

Legislação

A Resolução Nº 257/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é atualmente a legislação de referência sobre o descarte correto do lixo eletrônico.

Além de outras medidas, a resolução obriga fabricantes e importadores a arcarem com os custos da destinação e do tratamento correto dos produtos por eles fabricados e importados, bem como da sua reutilização e reciclagem dentro de dois anos.

Campanha

A campanha de descarte correto de lixo eletrônico em Nova Serrana é uma iniciativa da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e conta com a parceria da secretaria de Educação.

Mais informações pelo telefone 3226-9018.

Áudios para Download:
Publicado: 20 de FEVEREIRO de 2018
Lixo Eletrônico - Descarte no local certo!

Galeria de Vídeos:   Ver mais
Publicado: 20 de FEVEREIRO de 2018