• Março 2019

24/02/2018 às 10:09:00
Estude de graça
Pronatec Oferta Voluntária oferece cursos gratuitos de formação inicial e continuada

Quer se qualificar para o mercado de trabalho de forma gratuita? O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para ampliar a formação profissional.  Por meio desse programa, são ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional para quem tem desde ensino fundamental incompleto até ensino médio completo. E para quem já concluiu o ensino médio ainda há oferta de cursos técnicos subsequentes.

A oferta é feita por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se submeteram ao Edital de Chamada Pública nº 79/2016 para ofertar os cursos de forma voluntária, ou seja, sem o recebimento de recursos por parte do MEC.

Podem se candidatar aos cursos todos os cidadãos brasileiros maiores de 15 anos. Será dada preferência aos que atenderem a um dos seguintes requisitos:

• - estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
  • - estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;
  • - trabalhadores, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;
  • - beneficiários dos programas federais de transferência de renda;
  • - mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda;
  • - pessoas com deficiência; povos indígenas; comunidades quilombolas;
  • - adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Ao todo são mais de 3 milhões de vagas, sendo a maior parte dessas de Educação a distância.

Clique aqui e veja os cursos disponíveis

Faça sua inscrição aqui

Mais informações no 3226-9045.