• Março 2019

26/02/2018 às 17:27:00
Combate à Dengue é intensificado em Nova Serrana
Objetivo é baixar o índice de infestação para 1%

Com o objetivo de diminuir o índice de infestação de Dengue em Nova Serrana, a Secretaria de Saúde tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em toda cidade.

Novos agentes

Para reforçar o trabalho de campo, foram contratados 20 novos agentes de endemias que já estão atuando nas ruas de Nova Serrana.

Visitas aos sábados

As visitas periódicas foram intensificadas e, aos sábados, os agentes percorrem os domicílios que foram encontrados fechados durante a semana.

Palestras

Uma equipe de agentes epidemiológicos tem visitado fábricas, escolas e creches com palestras e orientações sobre como combater o mosquito e eliminar focos e recipientes que podem servir de criadouros.

Selo da caixa d´água

Outra estratégia desenvolvida pelo Setor de Endemias e que já está em prática é a certificação, feita com um selo verde, nas residências onde não foram encontrados focos. Nas casas onde focos de dengue foram encontrados em menor número, o morador recebe um selo laranja e fica de sobreaviso sobre os cuidados necessários. Já nas residências onde foram encontrados muitos focos, o morador recebe um selo vermelho para se conscientizar sobre a importância de manter caixa d’água e quintal limpos e livres de focos.

Índice de Dengue

O último Levantamento de índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em Nova Serrana apontou infestação de 2,2%. O ideal preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1% e, por isso, as ações estão sendo intensificadas para alcançar a meta.

O relatório ainda apontou que em 90% dos bairros do município foram encontrados focos do mosquito

Os bairros em situação de maior alerta são: Planalto, Amaral, Campo Belo, Concesso Elias, Esplanada, Jeferson Batista, Fabio Aguiar, Mariana Martins, José Bentinho, Maria José do Amaral, Fartura, Frei Paulo, Marisa, Centro, Gumercinda Martins, Morada do Sol, Vila Ozanan, São Geraldo, Bela Vista, Vila Operária, André de Freitas, Capão, Boa Vista e Gamas.

Em 2018, até o momento, foram 141 notificações de casos de Dengue, mas apenas três casos foram confirmados.

Quem estiver com sintomas de algumas das doenças transmitidas pelo Aedes (Zika, Dengue ou Chikungunya) deve procurar uma unidade de saúde (PSF ou UBS) para fazer o exame de comprovação da doença.

Mais informações pelo telefone 3225-8735.

Áudios para Download:
Publicado: 26 de FEVEREIRO de 2018