• Março 2020
28 FEV 2018
Novos agentes de endemias passam por capacitação

Os 20 novos agentes de endemias contratados pela prefeitura passaram por uma capacitação na segunda e terça-feira desta semana. O treinamento foi feito pelo Técnico da Superintendência Regional de Saúde, Rogério Rocha.

Os novos agentes foram contratados para reforçar o combate à Dengue no município e já estão atuando nas ruas de Nova Serrana.

Outras ações

Além da contratação dos novos agentes, a secretaria de Saúde está intensificando os trabalhos em toda cidade.

As visitas periódicas foram intensificadas e, aos sábados, os agentes percorrem os domicílios que foram encontrados fechados durante a semana.

Uma equipe de agentes epidemiológicos tem visitado fábricas, escolas e creches com palestras e orientações sobre como combater o mosquito e eliminar focos e recipientes que podem servir de criadouros.

Outra estratégia desenvolvida pelo Setor de Endemias e que já está em prática é a certificação, feita com um selo verde, nas residências onde não foram encontrados focos. Nas casas onde focos de dengue foram encontrados em menor número, o morador recebe um selo laranja e fica de sobreaviso sobre os cuidados necessários. Já nas residências onde foram encontrados muitos focos, o morador recebe um selo vermelho para se conscientizar sobre a importância de manter caixa d’água e quintal limpos e livres de focos.

Índice de Dengue

Em 2018, até o momento, foram 141 notificações de casos de Dengue, mas apenas três casos foram confirmados.

Quem estiver com sintomas de algumas das doenças transmitidas pelo Aedes (Zika, Dengue ou Chikungunya) deve procurar uma unidade de saúde (PSF ou UBS) para fazer o exame de comprovação da doença.

Mais informações pelo telefone 3225-8735.