• Abril 2019

31/03/2018 às 09:12:00
Conjuntivite

Todo cuidado é pouco

O estado de Minas Gerais vive uma situação alarmante com os surtos de conjuntivite que se abateram sobre alguns municípios em 2018. Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde, foram notificados, até meados de março, 82 surtos de conjuntivite em 2018. Em 2017, durante todo o ano, foram 180 surtos notificados.

Vale esclarecer que “um surto” é quando se observa o aumento repentino no número de casos da doença em uma região ou município.

Em Nova Serrana, o número de casos preocupa, mas o município não se encontra em quadro de surto. Até o dia 15 de março de 2018 foram registrados 13 casos, enquanto durante todo o ano de 2017 foram notificados 27 casos.

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da mucosa que, junto com a lágrima, protege o olho contra poeira, agressões do meio ambiente e outros fatores. Há vários tipos, entre eles a conjuntivite viral, bacteriana, química e tóxica. Os casos mais comuns podem ser causados, também, por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou maquiagem. Outra forma comum é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar. A doença, normalmente, tem duração de 15 dias até a cura.

Em relação à transmissão da doença, caso tenha sido causada por vírus e bactérias, ela ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio de objetos contaminados como equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lençóis e copos. Normalmente, a disseminação é rápida em ambientes fechados. Por isso, é preciso ter um cuidado especial em locais como escolas, creches, escritórios e fábricas.

Medidas de controle (caso tenha contraído a doença)

• Aplicar compressas geladas com água fervida ou filtrada 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 minutos;
  • Lavar dentro dos olhos com soro fisiológico gelado ou água filtrada gelada para eliminar secreção;
  • Lavar as mãos sempre após manipular ou tocar os olhos;
  • Não utilizar remédios caseiros;
  • Não utilizar maquiagem ou lentes de contacto;
  • Utilizar lenços descartáveis;
  • Se você sabe que sofre alergias sazonais, pergunte ao seu médico o que pode ser feito para minimizar seus sintomas antes de começar;
  • Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar e evite esfregar ou tocar os olhos.

Galeria de Vídeos:   Ver mais
Publicado: de de