• Fevereiro 2019

06/09/2018 às 15:05:00
Núcleo de Direitos Humanos realiza reunião para discutir políticas de prevenção à criminalidade

No dia 30 de agosto, a secretaria de Desenvolvimento Social, através do Núcleo de Direitos Humanos e Políticas Públicas, realizou uma reunião para discutir políticas públicas e políticas de prevenção à criminalidade.

O objetivo da reunião foi debater sobre as políticas de prevenção à criminalidade, o que o Estado tem feito e como o município pode se planejar para iniciar a construção dessas políticas de forma articulada.

Na ocasião, a representante da subsecretária de Juventude da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania e presidente do Conselho Estadual de Juventude, Bárbara Ravena, reafirmou a importância dos Conselhos de Juventude e também da criação dos grêmios estudantis. Bárbara afirmou ainda que a subsecretaria tem se empenhado para trabalhar com todos os jovens, mas em especial os jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por sua vez, a Superintendente de Políticas Territoriais de Prevenção Social à Criminalidade e responsável pelos programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos no Estado, Flávia Mendes, falou sobre o funcionamento dos programas, especialmente o Fica Vivo, que já existe no Estado a cerca de 12 anos.

Flávia ainda esclareceu que devido à questões financeiras do Estado, infelizmente, não há previsão para implantação do programa em mais municípios, mas que, até que isso seja possível, toda a metodologia do projeto pode ser disponibilizada para Nova Serrana, através de capacitação dos atores locais.

Os membros do Núcleo de Direitos Humanos explicaram que se organizam para iniciar a construção do Conselho Municipal de Juventude e também o fomenta a criação de grêmios estudantis. Também faz parte dos planejamentos realizar todos esses processos com a participação dos jovens de forma horizontal e democrática. Será o Núcleo também quem articulará junto com Flávia Mendes a capacitação sobre a metodologia do programa Fica Vivo no município.

O prefeito Euzebio Lago, que também participou do evento, reforçou em sua fala a importância da repressão ao crime, fazendo inclusive agradecimento à Polícia Militar presente na reunião, mas também afirmou que a prevenção é necessária para que menos jovens entrem para o mundo do crime.

Estiveram presentes na reunião, além do prefeito Euzebio Lago e do vice-prefeito Nelson Moreto, o secretário de Desenvolvimento Social, Gustavo Amaral e representantes do Núcleo de Direitos Humanos e Políticas Públicas, CREAS, Caps AD, CRAS, Polícia Militar e COMAD.