• Julho 2019

10/12/2018 às 10:30:00
Blitz chama atenção para o combate à violência contra a mulher

Membros do Núcleo de Direitos Humanos e Políticas Públicas da secretaria de Desenvolvimento Social realizaram uma blitz educativa ontem (6), para chamar a atenção para a Campanha do Laço Branco e para o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, instituído no Brasil, pela Lei nº 11.489/2007.

A ação contou com a parceria do CRAS Renivaldo Gomes, da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito.

Na ocasião foram entregues folhetos explicativos sobre a origem da data, os tipos de violência contra a mulher tipificados na Lei Maria da Penha, exemplos de como os homens podem ajudar no enfrentamento à violência contra as mulheres e os canais de denúncia, caso alguma mulher esteja em situação de violência.

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A data de 06 de dezembro remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, quando Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica. Ele ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres.  O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime mobilizou a opinião pública do país, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign), para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude.  O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência.

Homens no combate à violência contra as mulheres

Os homens tem um papel importante no combate a violência doméstica, atitudes simples podem contribuir na reflexão sobre o tema e evitar que a violência se agrave. Veja alguns exemplos:

• Conversar com amigos e familiares homens se perceber que estão envolvidos em alguma situação de violência doméstica.
  • Acabar com a divisão de tarefas e de tratamentos desiguais a meninas e meninos nos espaços familiares.
  • Intervir nas situações de violência doméstica que presenciar.
  • Perceber imposições de comportamento às mulheres que são consequências do fato de ser mulher.
  • Nunca partir para agressão quando em uma discussão com esposa/namorada/companheira, buscando sempre o diálogo como a melhor forma de resolver um conflito.

Canais de denúncia

Existem vários canais para denúncias de situações de violência contra as mulheres. A denúncia pode ajudar a salvar vidas.

• Central de Atendimento à Mulher: 180 (Denúncia anônima)
  • Centro Especializado de Assistência Social (CREAS): 3226-2261
  • Polícia Civil: 3226-2068