• Abril 2020
19 FEV 2019
SAÚDE
Complexo de Saúde centraliza serviços e facilita atendimento aos usuários do SUS

O Complexo Municipal de Saúde tem facilitado a vida de muitos pacientes que utilizam o SUS em Nova Serrana. Diversos serviços, como secretaria de Saúde, fisioterapia, setor de transporte, epidemiologia, setor de medicamentos, marcação de consultas, arquivo de prontuários, entre outros, foram centralizados em um único local, mais amplo e confortável.

A mudança possibilitou melhorias em todos os setores vinculados à secretaria de Saúde, que contam agora com espaços adequados e maiores para o funcionamento, além de facilitar o acesso aos usuários da rede pública de saúde.

O Complexo Municipal de Saúde tem área total de 4.526,14 m² e abriga os seguintes serviços:

• Recepção
  • Central de Telefonia
  • Central de Tecnologia da Informação em Saúde – TI
  • Tratamento Fora do Domicílio
  • Medicação de Alto Custo
  • Coordenação administrativa dos PSFs
  • Recursos Humanos
  • Departamento Jurídico
  • Vigilância em Saúde
  • Epidemiologia
  • Setor de Endemias
  • Regulação e Controle em Saúde
  • Gestão de Contratos
  • Faturamento
  • Conselho Municipal de Saúde
  • Gestão em Saúde
  • Almoxarifado de medicamentos e equipamentos
  • Almoxarifado de  materiais gráficos e de materiais de limpeza
  • Arquivo de documentos e prontuários
  • Garagem para a frota da Secretaria de Saúde
  • Fisioterapia
  • Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
  • Centro Especializado em Odontologia (em breve)

Para a secretária de Saúde, Glaucia Sbampato, a centralização dos serviços beneficiou, principalmente, a população.

“O primeiro benefício é em relação à acessibilidade. Estávamos instalados em um prédio de dois a andares, o que dificultava o acesso tanto de funcionários quanto de algumas pessoas com dificuldades de locomoção que precisavam ir até a secretaria para buscar um medicamento, marcar um exame ou agendar transporte”.

Gláucia ainda ressaltou as vantagens da centralização dos serviços. “Todos os departamentos vinculados à secretaria de saúde que estavam espalhados pela cidade foram centralizados em um só lugar. A nova sede funciona como um complexo de saúde, centralizando vários serviços, como a central de marcação de consultas, o setor de distribuição de medicamentos de alto custo, o almoxarifado, enfim, essa junção contribuiu para agilizar os serviços e garantiu melhor fiscalização dos setores”.

O Complexo Municipal de Saúde fica na Avenida Benjamin Martins do Espírito Santo, nº 2112, no bairro Park D. G. Martins.

Áudios Vinculados
Secretária de Saúde fala dos benefícios da criação do Complexo Municipal de Saúde
Vídeo Vinculado
19/02/2019