• Abril 2020
18 MAR 2019
SAÚDE
Agentes de Endemias e Bombeiros Civis voluntários realizam mutirão contra a Dengue no Boa Vista

Cerca de 30 agentes de Endemias e Bombeiros Civis voluntários participaram de um mutirão de combate ao mosquito da Dengue no último sábado (16), no Distrito de Boa Vista de Minas, em Nova Serrana.

A equipe recolheu lixo e materiais que acumulam água de lotes vagos e quintais de residências. Também foram feitas visitas domiciliares nas casas que foram encontradas fechadas ao longo da semana.

Além do trabalho de remoção, os moradores receberam orientações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e os perigos da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Todo o lixo recolhido pela equipe e depositado nas calçadas pelos moradores será recolhido hoje (18) por um caminhão da secretaria de Obras.

A ação realizada no sábado (16), faz parte do trabalho de intensificação do combate ao mosquito da Dengue, que vem sendo realizado pela secretaria de Saúde desde o final de 2018.

Vale lembrar que o último levantamento de infestação por Aedes (LIRAa) apontou que 95% dos focos foram encontrados dentro das residências em locais, como reservatórios de água de geladeira, caixas d’água ligada a rede, vaso sanitário, ralinhos de banheiro e bebedouros de animais.

O índice de infestação na cidade está atualmente em 4,7%, número bem acima do tolerado pelo Ministério da Saúde que é de 1%.