• Abril 2020
29 MAI 2019
Infestação por focos do Aedes Aegypti tem queda de 11% em Nova Serrana
Interior de residências continua como principal local de proliferação do mosquito

A Secretaria de Saúde de Nova Serrana divulgou os resultados do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa). Em comparação com a última pesquisa, houve redução de 11% no número de focos identificados.

Apesar dos esforços e estratégias desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, como intensificação das visitas domiciliares, mais uma vez a pesquisa concluiu que 90% dos focos são encontrados dentro das residências.

Os principais locais onde os focos foram encontrados são: caixa d’água, tambores, vasos, móveis, entre outros.

Também foi encontrada grande quantidade de focos em tanques, obras de construção civil, borracharias, hortas, calhas, lajes, ralos de banheiros, sanitários em desuso, piscinas não tratadas e fontes ornamentais.

De acordo com o resultado do levantamento, realizado entre os dias 13 e 16 de maio, o índice de infestação em Nova Serrana está em 4,2%, ou seja, foram identificados focos do mosquito em quatro de cada 10 casas visitadas.

O resultado apresentou uma queda de 11%, considerando o em comparação ao último LIRAa, que apontou infestação de 4,7%.

Força Tarefa

A força tarefa do governo do estado, composta por 30 agentes de endemias, está desde ontem (28), em Nova Serrana para reforçar os trabalhos de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Os agentes percorrerão por 10 dias os bairros com maiores índices de infestação com visitas domiciliares, tratamento focal e remoção de possíveis criadouros de quintais e lotes vagos.

Portal G1 destaca  trabalho da força tarefa em Nova Serrana