• Novembro 2019

04/06/2019 às 15:05:00
Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com atividades em Nova Serrana

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Serrana promoverá diversas atividades a fim de despertar a consciência ambiental das pessoas, levando-as a adotar atitudes ambientalmente sustentáveis.

As atividades começam nesta quarta-feira, dia 5, com a liberação da pesca de bagre africano na lagoa da praça do Jardim do Lago. A pesca estará liberada até o dia 9 de junho.

Para participar é preciso ter a carteirinha de pesca. Quem não possui o documento pode obtê-lo na secretaria de Meio Ambiente, nas salas B-15 e B-17 do Centro Administrativo, portando algum documento oficial com foto. Haverá fiscalização no local de 5 a 9 de junho.

Vale esclarecer que a pesca na lagoa tem o objetivo de fazer o controle populacional do bagre africano, uma espécie exótica que foi introduzida na lagoa e, devido ao seu potencial invasor e competidor, se desenvolveu rapidamente no local. É uma espécie carnívora e muito resistente. Como não possui predador natural, o bagre africano elimina as espécies nativas, sendo necessário seu controle populacional.

No dia 8, acontece o Dia de Conservar, quando serão distribuídas mudas nativas e kits de sementes de hortaliças no Jardim do Lago.

No dia 10 (segunda-feira), a secretaria de Meio Ambiente, com a participação dos alunos do Cmei Ana Zelina Batista fará a revitalização de uma área verde localizada na Av. Pará, no bairro Santo Antônio.