• Outubro 2019

27/06/2019 às 09:02:00
Após reincidentes cobranças do governo municipal, Copasa concluirá obra de ampliação da rede de abastecimento

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) entrou na etapa final da obra de melhorias do sistema de captação, abastecimento e armazenamento de água de Nova Serrana.

Nesta última fase, serão instalados mais de seis quilômetros de tubulação, duplicando a capacidade da adutora responsável pelo abastecimento de todo perímetro urbano do município.

Esta última obra, que estava prevista para 2023 teve sua execução adiantada após insistentes cobranças do prefeito Euzebio Lago junto à diretoria da Copasa. A ampliação da rede aumentará a capacidade de abastecimento de água tratada em níveis compatíveis com a crescente demanda da cidade. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em seis meses.

Para o prefeito Euzebio Lago, trata-se de mais uma conquista para o povo de Nova Serrana alcançada através do governo municipal. “Agora, finalmente, vamos colocar um fim nesse drama da falta de água que atinge boa parte da população de Nova Serrana. É uma conquista do governo municipal em prol dos moradores de todos os bairros.”

Na última terça-feira (25), o prefeito Euzebio Lago se reuniu em Belo Horizonte com membros atual diretoria da Copasa: Diretora Presidente, Sinara Meireles Chenna e Diretor de Operação Sul, Frederico Delfino, para agradecer o reconhecimento do caráter de emergências das obras em Nova Serrana.

Cabe ressaltar que a nova diretoria da Copasa toma posse nos próximos dias, entretanto, em razão do processo de judicialização promovido pela prefeitura de Nova Serrana, a empresa está obrigada a concluir as referidas obras de ampliação do sistema de água na cidade.

Novos reservatórios e estação elevatória

Em março deste ano, a Copasa realizou obras na Estação Elevatória de Água Bruta no rio Pará. Trata-se da instalação de uma nova balsa para ampliar a capacidade de captação.

Como parte do pacote de obras de ampliação do sistema de abastecimento, foram instalados novos reservatórios nos bairros Novo Horizonte (2 reservatórios totalizando 700 mil litros), Planalto (500 mil litros), Romeu Duarte (200 mil litros), Capão (100 mil litros), Serra Dourada (500 mil litros) e Fausto Pinto (75 mil litros).

Cobranças do governo municipal

Não é de hoje que o governo municipal de Nova Serrana tem exigido da Copasa a regularização do abastecimento de água de Nova Serrana. Como uma de suas primeiras ações, o prefeito Euzebio Lago cobrou melhorias nos serviços prestados pela Copasa ainda em janeiro de 2017.

Em abril daquele mesmo ano, o prefeito de Nova Serrana levou ao conhecimento do então governador de Minas, Fernando Pimentel, a precariedade dos serviços prestados em Nova SerranaO prefeito solicitou ainda que o Governo do Estado cobrasse agilidade na obra que aumenta a captação e distribuição de água no município e a construção de novos reservatórios nas partes altas da cidade, para entender a demanda da população.

Ainda em 2017, no mês de junho, o prefeito, acompanhado de vereadores, visitou as obras da Estação de Tratamento de Água e pediu agilidade na conclusão dos trabalhos

Em janeiro de 2018, a prefeitura e a Copasa firmaram um contrato para tratar 100% do esgoto de Nova Serrana. Também em Janeiro, a Copasa se comprometeu , após cobranças do governo municipal, em cumprir o cronograma físico de Implantação do Sistema de Abastecimento de Água e soluções para os problemas do abastecimento de água frequentes na cidade.

Mais uma vez, desta vez em outubro de 2018, o prefeito Euzebio Lago esteve em Belo Horizonte para cobrar dos diretores da Copasa, o término das obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), próximo ao rio Pará; além da conclusão dos trabalhos de interligação do sistema de abastecimento aos seis reservatórios construídos em 2017.

Em outra visita às obras da ETA, o prefeito Euzebio Lago cobrou novamente melhorias no serviço de abastecimento, bem como agilidade na conclusão das obras para resolver por definitivo o problema de falta de água no município.

Ainda como forma de pressionar a Copasa para a conclusão das obras previstas em contrato, o chefe do executivo municipal notificou a empresa em janeiro de 2019 e decretou estado de emergência na área de abastecimento.

Por fim, após esgotadas todas as vias amigáveis, o prefeito de Nova Serrana exigiu na Justiça a conclusão das obrasbem como medidas emergenciais para garantir o fornecimento normal de água em todo o município.