• Abril 2020
25 JUL 2019
SAÚDE
Projeto de serviço de tratamento a adolescentes com comportamento autolesivo é apresentado ao prefeito de Nova Serrana

Membros das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e de entidades como Cras, Creas, CRAEI Conselho Tutelar, Faculdade de Nova Serrana (FANS), entre outros, se reuniram para apresentar ao prefeito Euzebio Lago, o projeto de criação do serviço de tratamento de adolescentes com comportamento autolesivos.

O problema foi identificado por meio de relatórios fornecidos por diretores de escolas ao Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva (CRAEI), que apresentou a preocupante situação de saúde pública em reunião da Rede Intersetorial de Nova Serrana. Foram observados 150 casos de crianças/adolescentes praticantes de violência autoprovocada em 13 escolas.

Alguns desses adolescentes já são acompanhados pelo Caps, mas a intenção é criar um serviço que atenda a todas as crianças/adolescentes com comportamento autolesivos.

O projeto apresentado ao prefeito leva o nome de “Sim, vale a pena viver”, e visa fortalecer as ações já praticadas em Nova Serrana, constantes da Lei 13.819/2018, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Objetiva-se trabalhar em duas frentes: tratamento e prevenção, uma vez que não é possível tratar o adolescente sem implicação da família.

Foram propostas parcerias para a cessão de espaços para atendimentos, com dois psicólogos, uma assistente social e uma psiquiatra ambulatorial. Também foram sugeridas rodas de conversas nas escolas, mediadas por estagiários da FANS, sob a supervisão da coordenadora do curso de psicologia, além de outras atividades como oficinas culturais e esportivas.

O prefeito Euzebio Lago ouviu atentamente a exposição do problema e se mostrou solicito para atender à demanda para a criação do serviço. “Não podemos fechar os olhos diante de um problema tão grave. Fui apresentado hoje a esta situação e vamos trabalhar para a implantação do serviço, que ajudará muitas famílias que passam por esse sofrimento. Já estamos fazendo contatos com parceiros que podem nos ajudar e em breve teremos novidade nessa questão.”

A reunião de apresentação do projeto ao prefeito aconteceu na tarde desta quarta-feira (24/7), no Centro Administrativo.