• Março 2020
28 AGO 2019
Faixa etária para vacina contra Tríplice Viral é ampliada em Nova Serrana

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana ampliou a vacinação contra a Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Crianças acima de seis meses até 11 meses também devem receber a dose. A mudança da idade de um ano para seis meses foi devido ao aumento de casos no Brasil. Contudo, a vacinação dos menores de 1 ano não substitui as aplicações previstas quando a criança completa as idades estipuladas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) que é de 12 e 15 meses.

Além das crianças de até 11 meses, e as do PNI, os adultos que não se vacinaram ou não têm o registro também devem receber a vacina. Para quem tem até 29 anos são duas doses, já para as pessoas entre 30 e 49 anos é necessária apenas uma dosagem, profissionais da saúde, independente da idade recebem duas doses da vacina.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.

Para receber a dose a pessoa deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e apresentar o documento de identificação, cartão SUS e cartão de vacina.