• Março 2020
20 SET 2019
Núcleo Psicossocial Infantojuvenil é inaugurado pela Prefeitura
Projeto Sim, Vale a pena viver oferecerá acolhimento e tratamento a jovens e adolescentes com comportamentos autolesivo

“As pessoas são mais importante. E é por isso que esse governo se preocupa em cuidar das pessoas”. Foi com essas palavras que o prefeito Euzebio Lago encerrou sua fala durante inauguração do Núcleo Psicossocial Infantojuvenil “Projeto Sim, vale e pena viver”.

A cerimônia aconteceu na manhã de hoje (19), na sede do projeto, que funcionará na rua Mauro Mistura, 150 – Centro, (anexo à Casa de Cultura).

O Projeto Sim, vale e pena viver, fará acolhida e tratamento com psicólogos, assistente social e psiquiatra ambulatorial a jovens e adolescentes com comportamento autolesivo.

“Não tem obra maior do que uma vida de uma criança, de um jovem, de um adolescente, de uma pessoa. É muito gratificante estar aqui hoje e ser a primeira cidade do interior, e quem sabe do estado todo, a criar um projeto assim, que vai salvar muitas vidas”, ponderou o prefeito.

Também participaram do evento o vice-prefeito, Nelson Moreto, os secretários Gustavo Amaral (Desenvolvimento Social), Glaucia Sbampato (Saúde), Neusa Gomes (Educação), Enéas Fernandes (Governo), Adilson Pacheco (Defesa Social), Hudson Bruno (Comunicação), Márcio José (Adminsitração), Marco Aurélio (Indústria e Comércio), o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda,, a presidente da comissção da Infância e Juventude OAB, Carla Fernandes, O coordenador do Núcleo (Ozeias Junior), o representante da Fans, Geraldo Fonseca, os vereadores Dóia Ceará e Jadir Chanel, servidores municipais e alunos da Fans.

O Projeto Sim, vale e pena viver!

Membros das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e de entidades como Cras, Creas, CRAEI Conselho Tutelar, Faculdade de Nova Serrana (FANS), entre outros, se reuniram em julho deste ano para apresentar ao prefeito Euzebio Lago, o projeto de criação do serviço de tratamento de adolescentes com comportamento autolesivos.

O problema foi identificado por meio de relatórios fornecidos por diretores de escolas ao Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva (CRAEI), que apresentou a preocupante situação de saúde pública em reunião da Rede Intersetorial de Nova Serrana. Foram observados 150 casos de crianças/adolescentes praticantes de violência autoprovocada em 13 escolas.

O projeto apresentado ao prefeito, que hoje se tornou uma realidade, visa fortalecer as ações já praticadas em Nova Serrana, constantes da Lei 13.819/2018, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Objetiva-se trabalhar em duas frentes: tratamento e prevenção, uma vez que não é possível tratar o adolescente sem implicação da família.

O projeto foi desenvolvido pela Rede Intersetorial (Educação, Saúde, Cultura e Desenvolvimento Social)

Para ter acesso ao serviço oferecido no Núcleo Psicossocial Infantojuvenil, as famílias devem procurar a escola onde o adolescente com comportamento autolesivo está matriculado, a unidades de saúde do bairro ou uma das unidades Caps.

Vídeo Vinculado
20/09/2019