• Julho 2020
28 SET 2019
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Projeto Recicle Pet deu destinação correta para mais de 71 mil embalagens plásticas
Número equivale a 2,4 toneladas de garrafas de refrigerante, água mineral, material de limpeza, frascos de óleo, entre outros.

O uso desenfreado de produtos PET como garrafas de refrigerante, água mineral, material de limpeza, frascos de óleo, etc,  tornou-se um grande problema ambiental, pois muitos destes produtos acabem sendo descartados em terrenos baldios, córregos, rios, bueiros, matas e etc.

O PET pode se manter por até 700 anos no ambiente, tornando-se de fundamental importância a coleta e reciclagem deste produto.

Visando diminuir o volume deste tipo de resíduo a ser destinado ao aterro municipal, foi criado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto Recicle PET, em parceria com a empresa Gloobal Tecn Resíduos Sólidos e a Secretaria Municipal de Educação.

O projeto, que teve início em setembro de 2018 e contou com participação efetiva de escolas municipais e estaduais, já retirou de circulação e deu destinação correta a 71.430,82 unidades de embalagens plásticas, o equivalente a 2,4 toneladas de resíduos. Os materiais foram transformados em vassouras ecológicas e doadas as escolas participantes para utilização.

Em números, percebe-se que é possível o engajamento da comunidade e do poder público de forma a contribuir para preservação dos recursos naturais, porém esta parcela ainda se torna pequena mediante o potencial do município, por se tratar de um grande polo industrial; a cidade que mais cresce em Minas.

Quem se interessar em dar destinação corretas para esse tipo de material, basta deixar em qualquer escola municipal ou estadual de Nova Serrana. Um meio ambiente saudável para as futuras gerações é uma obrigação constitucional.

Meio Ambiente e Agricultura
Nova Serrana / MG - CEP: 35524-100