• Abril 2020
17 OUT 2019
SAÚDE
Em visita a Nova Serrana, membros da Secretaria de Saúde de Formiga conhecem modelo de Gestão Plena

Na terça-feira, dia 15 de outubro, representantes da Secretaria de Saúde de Formiga, estiveram pela segunda vez em Nova Serrana para a realização de visita técnica com o objetivo de compreender como o município realiza a gestão dos contratos junto aos seus prestadores.

Durante a visita, foi apresentado o modelo de elaboração e execução dos contratos, principalmente no componente de assistência ao paciente. Também foi esclarecido sobre o que muda na autonomia da Vigilância Sanitária, bem como a sua atuação nas inspeções junto aos estabelecimentos de risco sanitário, de acordo com as particularidades do município, a partir da adesão á gestão plena.

Gestão Plena

A Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde é um modelo preconizado pelo SUS, como forma de descentralização da regulação, controle, fiscalização e implantação das políticas públicas de saúde.

O município de Nova Serrana assumiu em 01 de abril de 2018 a gestão dos contratos dos prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), desde então passou a ter ferramentas para estabelecer uma espécie de controle de qualidade sobre os prestadores de serviço, o que, consequentemente, refletiu na melhor prestação de serviço para a população.