• Abril 2020
21 DEZ 2019
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Conheça o projeto Reflexões Teto de Estrelas

É um projeto que foi idealizado pela equipe do Serviço de Abordagem Social do Creas, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, com objetivo de ofertar grupos e atividades reflexivas para as pessoas em situação de rua no Município. Propõe reflexões no âmbito familiar e de cidadania, resgatando suas origens por meio da busca por familiares e possíveis vínculos. Oferta, dentro das possibilidades, resoluções das necessidades imediatas de cada participante, promove a inserção deste público na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia de direitos.

A equipe realizou busca ativa no município e conseguiu sensibilizar a população de rua a aderir ao projeto e, no dia 17/09, aconteceu o primeiro encontro, contando com poucos participantes, onde foi apresentado o projeto para acordar a participação. Contou ainda com a participação da assistente social Ione Gomes da equipe da Medida Socioeducativa do CREAS e a estagiária Letícia Bessa que apoiou a equipe da abordagem social na execução da atividade.

O segundo encontro aconteceu no dia 15/10 e o tema trabalhado foi Ciclos Transgeracionais “Minha História”, em que os participantes puderam refletir e falar sobre sua infância e vivências. A psicóloga do Creas, Juliana Silva, foi quem conduziu a atividade.

Dando continuidade o terceiro encontro aconteceu no dia 19/11 e abordou o tema autoestima e contou a apoio de Raquel psicóloga do CAPS AD que realizou uma roda de conversa com os presentes e informou sobre o serviço do CAPS AD, disponibilizando o serviço aos interessados no tratamento para deixar dependência do álcool ou outras drogas.

Para finalizar a edição do projeto nesse ano de 2019 a equipe realizou uma confraternização com a população de rua, em parceria com o Lago das Carpas no dia 10/12. Foi proporcionado um passeio, com o apoio da assistente social do Creas, Loziane Lopes, que realizou com os presentes, dinâmicas e momentos de reflexão.

Desenvolvimento Social