• Junho 2020
25 JAN 2020
DEFESA SOCIAL
Apesar da intensa chuva, Nova Serrana contabiliza apenas danos materiais

Nova Serrana recebeu na noite de ontem (sexta-feira, 24), o maior volume de chuva da sua história. Foram 140 milímetros em menos de uma hora e meia, de acordo com a estação meteorológica instalada no Centro Administrativo. Entretanto, devido ao intenso trabalho de prevenção realizado durante a semana pela Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Obras, em parceria com o Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, os danos foram minimizados e não houve vítimas.

Desde a noite de ontem, inclusive durante o período crítico da chuva, as equipes mobilizadas pela prefeitura estiveram nas ruas orientando a população e dando suporte às famílias residentes em áreas de risco. Hoje (25), já pela manhã, os trabalhos de limpeza e recuperação já foram iniciados, inclusive com a ajuda de voluntários.

Segundo a Defesa Civil, o alerta de chuvas fortes ainda está mantido para as próximas 24 horas, porém, com menos intensidade do que o volume observado na noite de sexta-feira. Sendo assim, os cuidados preventivos ainda devem ser observados.

Em situações de perigo ou emergência, ligue imediatamente para os Bombeiros (193), Guarda Municipal (153) ou Defesa Civil (199) e obedeça as orientações dos órgãos competentes.

Antes da chuva, limpe telhados, calhas, ralos e esgotos. Retire entulhos dos quintais e não jogue lixo nas ruas. Se possível, reforce ou escore muros e paredes em risco de desabamento.

Durante chuva forte fique atento ao nível das águas e desligue aparelhos elétricos das tomadas. Em caso de risco eminente, saia do local.

Se estiver no carro durante chuvas fortes estacione em local alto e espere o nível da água baixar. Não pare o carro próximo de postes ou árvores nem em locais de alagamento. Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha.

A título de curiosidade 140 milímetros de chuva equivale a 100 litros de água por metros quadrado.