• Junho 2020
18 MAI 2020
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes!

A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Este ano, em razão do contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19), a mobilização será realizada pelas redes sociais, mídia local e exposição de faixas e banners em locais públicos da cidade.

Vale lembrar que ao longo dessa gestão foram realizadas diversas atividades em prol da prevenção e do combate à violência sexual como, o Seminário com Caroline Arcari, Palestra com Dr Casé, Contação de História nos CEMEIS, mobilização nas ruas em horário de pico, reuniões de rede, entre outras.

É importante consicentizar a população de que ABUSO SEXUAL é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual e EXPLORAÇÃO SEXUAL é a utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.

Em casos de suspeita as pessoas podem denunciar junto ao Disk Direitos Humanos ligando no nº 100, a ligação é anônima e gratuita, ou também no Conselho Tutelar 3225-4440.

O silêncio de quem suspeita pode custar uma vida! Quem cala é cúmplice!

As próprias vítimas também podem buscar ajuda nestes telefones ou com um adulto de sua confiança. Ser protegida é um direito de toda criança!

Desenvolvimento Social