• Agosto 2020
09 JUL 2020
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Cras no Romeu Duarte/Jeferson Batista atende bairros e comunidades rurais em Nova Serrana

Já está em funcionamento o Centro de Referência em Assistência Social do bairro Romeu Duarte/Jeferson Batista. Instalado pelo atual governo municipal, a unidade leva o nome de Dona Maria de Lourdes Silva e atenderá a população cerca de 40 regiões, entre bairros e comunidades rurais.

As unidades Cras oferecem diversos serviços e atividades para famílias em situação de vulnerabilidade social. Rodas de conversas, atividades em grupo, orientações com profissionais e capacitações são algumas das atividades realizadas.

Os principais serviços oferecidos são o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O Cras Maria de Lourdes Silva está situado à rua José Antônio Camilo, Nº316 – Jeferson Batista de Freitas. Mais informações pelo telefone 3226-8253.

Bairros que serão atendidos pelo Cras Romeu Duarte/Jeferson Batista

Areias / Centro / Dom Bosco / Bom Retiro (Novaes) / Dona Zeli I, II e III / Fábio Aguiar / Fausto Pinto da Fonseca I e II / Ferreira Neto / Floresta / Francisco Lucas / Frei Paulo / Ipiranga / Jardim do Lago / Jardim Padre Lauro / Jardim Padre Libério / Jardim São Francisco / Jeferson Batista / José Rodrigues / Luiza Maria dos Santos / Mont Serrat / Novaes / Novo Horizonte / Park Dona Gumercinda Martins / Romeu Duarte / Sagrada Família / Santa Clara / Santa Helena / Santa Maria / São Luiz / São Marcos / São Sebastião / Sunset / Taninha Saldanha (Novaes) / Veredas da Serra / Vilz Ozanan.

Unidades Cras Nova Serrana

Nova Serrana possui três unidades Cras localizadas nos seguintes endereços:

Cras Geralda Ferreira
Rua Mato Grosso do Sul, 681 – Planalto (3226-2670)

Cras Renivaldo Gomes dos Santos
Rua Messias Jerônimo, 1066 – São Geraldo (3226-1542)

Cras Maria de Lourdes Silva
Rua José Antônio Camilo, 316 – Jeferson Batista de Freitas (3226-8253)

Segunda a quinta – 8h às 18h
Sexta-feira – 8h às 17h